Audiência Retrô: Há 30 anos o Brasil parava pra chorar por Senna
top of page

Audiência Retrô: Há 30 anos o Brasil parava pra chorar por Senna

A morte do maior ídolo brasileiro em todos os tempos parou o país e turbinou os índices de audiência em 1994. Em matéria divulgada pela Folha de São Paulo no dia 7 de Maio de 1994, o jornal paulista publicou uma matéria sobre o impacto midiático da morte do herói nacional.


Pouco após o anúncio, aproximadamente 46% dos aparelhos de televisão em São Paulo estavam sintonizados, totalizando cerca de 1,8 milhões de televisores ligados.

No mesmo horário do domingo anterior, apenas 1,4 milhões de aparelhos estavam ligados. A Globo foi a emissora que mais se beneficiou com o aumento da audiência decorrente da notícia.


No dia 1º de Maio de 1994, o "Domingão do Faustão" alterou sua programação habitual para incluir várias menções ao piloto. Conseguiu uma média de 33 pontos no Ibope, em comparação aos 25 pontos do domingo anterior. O SBT, pouco atento à cobertura que se limitou a flashes no domingo, teve um desempenho muito inferior.


O "Programa Silvio Santos", que no dia 24 havia alcançado 25 pontos de audiência no mesmo horário em que a Globo exibia o "Faustão", caiu para 17 pontos no dia 1º. A morte de Senna também aumentou a audiência do "Fantástico". Dedicado ao assunto, alcançou uma média de 51 pontos de audiência em São Paulo. O dominical vinha mantendo uma média em torno de 34 pontos desde 1993.


O "Topa Tudo por Dinheiro", que costumava atingir uma média de 25 pontos, obteve apenas 14 no dia da tragédia. Os telejornais da Globo também foram beneficiados. O "Jornal Nacional" de segunda-feira posterior teve uma média de 56 pontos, em comparação aos 48 da segunda anterior. Na terça-feira, chegou a 56 pontos; na quarta, a 58; e na quinta, a 57.


A primeira edição do "SP Já", antigo SP1, do dia 2 atingiu uma média de 32 pontos, contra 23 da segunda anterior; enquanto o "Jornal Hoje" teve 35 pontos de média, em contraste com os 22 pontos obtidos no dia 25 de abril de 1994.




Post: Blog2_Post
bottom of page