Morre o novelista Gilberto Braga aos 75 anos


Morreu, no Rio de Janeiro, Gilberto Braga, um dos maiores escritores de novelas de todos os tempos. O autor estava internado para tratar uma infecção no Hospital Copa Star.


Gilberto Braga construiu a história da telenovela brasileira escrevendo alguns dos maiores sucessos de público de todos os tempos. Foi das mãos dele que saiu a adaptação de Escrava Isaura para a televisão. A novela além de bater recorde histórico de audiência na faixa das 18h, foi uma das mais exportadas e assistidas obras brasileiras no mundo. Sua protagonista, Lucélia Santos, alcançou o status de estrela pop internacional, desfilando nos tapetes mais importantes do planeta.


Também de suas mãos saiu aquela considerada por muitos a maior telenovela de todos os tempos: Vale Tudo. A novela, que ficou marcada pela pergunta 'Quem matou Odete Roitman?', apresentava um texto moderno para a sua época e deixou no imaginário popular personagens marcantes como 'Maria de Fátima', vivida por Glória Pires.


Gilberto Braga assinou ainda diversos grandes sucessos da história da televisão nacional como Dona Xepa, Dancin' Days, Água Viva, Anos Dourados, Celebridade, Paraíso Tropical e Insensato Coração.


Sua última contribuição foi a novela 'Babilônia' que ficou marcada pela rejeição do público e foi considerada o seu maior fracasso na carreira.